segunda-feira, 4 de junho de 2018

DESDE A INFÂNCIA ATÉ A ADOLESCÊNCIA, HÁ DESAFIOS ESPECÍFICOS POR IDADE, INCLUINDO SUBDIAGNÓSTICO E SOBREDIAGNÓSTICO COM BARREIRAS RELACIONADAS AO ESTIGMA PARA O TRATAMENTO EM ALGUMAS CULTURAS E EM ADOLESCENTES.

MAS ASSIM COMO QUALQUER DOENÇA QUE COMPROMETE O SONO, PROVOCA STRESS, PROCESSOS INFLAMATÓRIOS, TEM CONSEQUÊNCIAS SÉRIAS. FISIOLOGIA–ENDOCRINOLOGIA–NEUROCIÊNCIA-ENDÓCRINA (NEUROENDOCRINOLOGIA) – GENÉTICA–ENDÓCRINO-PEDIATRIA (SUBDIVISÃO DA ENDOCRINOLOGIA): DR. JOÃO SANTOS CAIO JR. ET DRA. HENRIQUETA VERLANGIERI CAIO.

As diretrizes são cada vez mais baseadas em evidências, mas seu impacto na melhoria dos resultados tem sido insignificante em muitas partes do mundo, muitas vezes devido à falta de implementação. 
Novo pensamento é necessário para permitir melhorias substanciais nos resultados. Justamente pela constelação de equívocos e sintomas muito desagradáveis um dos fatores colaterais, é a propensão de deficiência do crescimento com baixa estatura infantil, juvenil, adolescente e inclusive jovens adultos.
De acordo com alguns relatos a sensação é a mesma que “respirar com um canudinho”, é angustiante. A doença varia globalmente e os planos precisarão diferir para países ou lugares específicos onde as barreiras específicas da região impedem o atendimento ideal. Uma ampla seleção de atividades educacionais é necessária, incluindo iniciativas voltadas para a comunidade, para envolver as famílias. O Plano de Projeto de Asma foi iniciado para fortalecer o diagnóstico e o manejo da asma. 
Isso engloba uma visão para os próximos 10 a 15 anos, com base no conhecimento e na experiência de projetos educacionais anteriores. Levará em conta as necessidades educacionais dos pacientes, cuidadores e profissionais de saúde, bem como a acessibilidade inclusive aos medicamentos, especialmente em países de baixa e média renda, onde a prevalência de asma está aumentando mais rapidamente. A palavra "asma" tem sido usada em crianças e adultos há séculos. 
Há quase 50 anos, pouco antes de os corticosteroides inalatórios (SCI) serem desenvolvidos, foi-nos dito que todas as sibilâncias recorrentes em crianças adaptadas à asma e bronquite com chiado na faixa etária pré-escolar não existiam como entidade clínica separada. Acreditava-se que a fisiopatologia da asma em todas as idades dos pacientes envolvia principalmente hipertrofia do músculo liso brônquico com espasmo de músculo liso intermitente. 
Com maior conhecimento dos mecanismos imunes subjacentes, ’asma' foi gradualmente usada como um termo para uma condição inflamatória.
Entretanto, a utilização de corticoides e antinflamatórios inapropriados teve como consequência uma situação bastante comum em endocrinologia e neuroendocrinologia, ou seja, tanto os corticoides “pseudo” naturais, como os sintéticos e antinflamatórios inapropriados, são fatores absolutamente antagônicos ao crescimento da altura longitudinal e linear em crianças infantis, juvenis, adolescentes, fazendo do futuro adulto um indivíduo psicologicamente comprometido devido sua baixa estatura definitiva.

Já conhece as nossas redes sociais ? Se não , clique no link logo abaixo e venha nos acompanhar de perto!!

Entretanto, apesar de existir outros medicamentos sem esses efeitos, muitas vezes os pediatras não possuem muitas saúdes, e com certeza irá tentar de todos os métodos terapêuticos para evitar essa doença desastrosa na fase de desenvolvimento e maturação.
A asma deve ser considerada uma doença com amplo espectro clínico, não fazendo suposições sobre a patologia subjacente. A doença das vias aéreas deve ser desconstruída em componentes de obstruções fixas e variáveis, inflamação (presença e tipo) e infecção. O contexto deve ser considerado, incluindo comorbidades como obesidade, questões sociais e ambientais. Estes últimos incluem adesão e exposição a alérgenos e poluentes, com ênfase na identificação do que é tratável. Entretanto, justamente esses fatores questionáveis é que levam a situações mais complexas.
Uma infinidade de diretrizes de manejo da asma foi publicada, mas os profissionais de saúde raramente as seguem, com poucas mudanças no uso observadas ao longo do tempo.  É improvável que qualquer diretriz possa ser aplicada globalmente e novas ideias, em vez de novas diretrizes necessárias para melhorar o diagnóstico e o gerenciamento.

Dr. João Santos Caio Jr.

Endocrinologia – Neurocientista-Endócrino
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais: 
1.Sejam da Organização Mundial de Saúde (OMS) – ONU, ou os gráficos de Tanner, métodos de Peyle e Greülich não superam as idades regulares de 19 anos? http://crescermais2.blogspot.com

2.Crianças e adolescentes terão vantagens em se tratar com hormônio de crescimento mesmo que tenham doses normais? http://crescimentojuvenil.blogspot.com


3.Os Hormônios tireoidianos fazem diferença quanto ao crescimento estatural?http://hipotireoidismosubclinico2.blogspot.com




AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.

Referências Bibliográficas
news.bbc.co.uk/2/hi/health/background_briefings/.../233287.stm
booksite.elsevier.com/samplechapters/.../9780323065801.pdf
https://europepmc.org/articles/pmc1746950/pdf/v059p00120.pdf - 

CONTATO: 
Fones: 55(11) 2371-3337 / (11)9.8197-4706 - TIM
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002 

Site Van Der Häägen Brazil

Redes Sociais

↘Acesse nosso canal deixe seu like!

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie =UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t = h&z=17